"O intercâmbio não é um ano na vida; é uma vida num ano"
"Exchange isn't a year in life. It is a life in a year"

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Natal dinamarquês

Quando chega dezembro, a época mais esperada por muitos é a do Natal: época de presentes, tempo com a família e muitas coisas mais... Por mais que em muitos lugares, incluindo o Brasil e aqui, o Natal comece bem antes com promoções e compra de presentes, aqui ele chega pra valer bem antes do dia 24, mas bem no dia 1º:


Logo na manhã daquele dia, quando cheguei na escola, havia uma imensa mesa na frente dizendo "chocolate quente e waffles grátis", uma caixa de som tocando músicas de Natal e os alunos que faziam a comida vestindo chapéus vermelhos! E mais tarde naquele dia houve uma despedida da escola de dinamarquês onde também comemos comidas natalinas. Algo que acontece muito no decorrer do mês é um evento chamado julefrokost, ou almoço de Natal, onde se come por exemplo arenque marinado com molho de curry, repolho roxo, biscoitos como pebernødder e brunkager, feitos com várias especiarias, e se bebe aquavit, um aguardente típico escandinavo. Durante o mês, em todos os domingos, as crianças costumam receber um pequeno presente de seu "nisse", ou elfo, e esse mesmo é dito por causar alguns problemas na casa, mas às faz gentilezas para as crianças. Falando em presentes, aqui a tradição do calendário de advento (onde se recebe um pequeno presente do dia 1 ao dia 24) é muito comum, e eu recebi um de cada família, um com chocolates e um com Legos. Há também uma série de TV com o tema desse calendário, onde um episódio novo é mostrado todos os dias de dezembro até o dia 24,


Algo que difere muito entre o Natal brasileiro e o dinamarquês é a presença de uma árvore de Natal de verdade, ao contrário da de plástico! Os dinamarqueses têm muito esmero por ela, e passam um tempo decorando-a com vários adornos e na noite de Natal, há uma cerimônia onde todos da família dançam e cantam em volta dela, antes de abrirem os presentes. E a árvore é importante também nas cidades, onde uma é colocada normalmente na frente da prefeitura e/ou em lugares com alta circulação de pessoas (Vejle tinha duas, totalmente decoradas). Mas não é só a árvore que tem presença, mas muitas lojas e a própria rua principal de muitas cidades ficam iluminadas e decoradas, e atraem os olhos de todos que passam pelo local!

Mas o dia mais importante, a noite de Natal no dia 24, é sem dúvida o que contêm a maior parte das tradições, e elas são bem diferentes das brasileiras: se começa o dia indo à igreja, onde se cantam músicas relacionadas ao Natal e onde a comunidade local costuma se reunir, e muitos botam o papo em dia ao final do culto. Quando voltam pra casa, se come o almoço, que consiste somente de risengrød (arroz cozido no leite) com canela e manteiga, e durante a tarde já se começa as preparações pro jantar, e ele consiste em pato assado, dois tipos de batata (fervida e caramelizada), repolho roxo e o recheio do pato, e tudo isso coberto com brun sovs. Depois, vem a sobremesa, risalamande (contei mais sobre ele e outras comidas aqui), e todos o comem com muita atenção para ver se acharam a amêndoa inteira, e se sim, o presente (que na minha família foi uma caixa de chocolates ganha pela minha host sister, e ela compartilhou com todos!). Após o jantar e a sobremesa, se começam as cerimônias em volta da árvore, ou seja, cantamos algumas músicas dançando em volta dela e na última, cantamos bem alto e saímos andando por toda a casa, até ficarmos bem cansados...
Daí chegou a melhor parte: os presentes! Eles são todos colocados embaixo da árvore e são abertos um por um, para que todos os membros da família possam ver o que o outro ganhou. Cada membro da família ganhou uns 3 presentes, e eu ganhei só Legos, já que é algo muito comum aqui montar Legos (e morava a 8km da sede da Lego, então faz mais sentido kkkkkk). Depois que todos já tinham aberto seus presentes, simplesmente relaxamos e olhamos o que tínhamos ganhado, mas seria mesmo no dia seguinte que faríamos mais com eles, pois aqui no dia 25 simplesmente relaxamos com o que ganhamos de Natal e comemos restos do jantar no almoço, ou seja, não há uma comemoração do dia de Natal como no Brasil, pois tudo é feito na véspera, mas o dia 26 também é chamado de 2º dia de Natal, e nele sim é comum realizar um almoço de Natal, assim como os realizados no decorrer do mês.

O mais legal é que durante todo o mês, tudo em volta fica com um certo "clima de Natal", com rádios tocando músicas especiais, eventos na escola e muita comida que só se come e vende nessa época, como barracas de amêndoas caramelizadas na rua ou mercados de Natal no centro das cidades.

Qualquer curiosidade sobre o que escrevi ou mais detalhes, sinta-se à vontade para comentar no post :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário