"O intercâmbio não é um ano na vida; é uma vida num ano"
"Exchange isn't a year in life. It is a life in a year"

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Comida na Dinamarca

Hej!

Pålægschokolade: chocolate em "placas"
colocado em cima de um pão com uma
camada de manteiga.
Uma das partes mais importantes sobre viver em outro país é a comida que se come lá. Seja por um, três, doze meses, sempre é estranho mudar seus hábitos alimentares para os de outro país, onde muitas vezes eles podem comer coisas muito diferentes.

Aqui, não diria que a culinária é muito diferente do Brasil, mas o que mais difere é quando e como eles comem.

O café da manhã varia conforme o dia: durante a semana, é priorizada uma refeição mais rápida, como aveia com leite e açúcar ou pão com algo. Já no fim de semana há uma maior variedade, como pães com vários tipos de coberturas, como por exemplo pålægschokolade, que são placas finas de chocolate, e que só são consumidas por aqui! Há também ovos cozidos e às vezes alguns doces como os que mostrarei mais pra frente.
Rugbrød: pão de centeio integral, uma
daquelas coisas que ou você adora ou
odeia...

O almoço é o mais diferente, pois ele quase nunca é realizado em casa com a família, ao contrário do Brasil. Normalmente ele consiste (mais uma vez) em pão, na maioria da vezes rugbrød*, com carne, ovos, vegetais, entre outros alimentos em cima do pão, e para beber suco, café, chá, leite, ou suas combinações... Vale notar que muitos passam uma camada de manteiga no pão antes de colocar algo nele, tanto no almoço quanto no café da manhã.

O jantar é normalmente a única refeição quente do dia e também a mais volumosa, e pode consistir tanto em pratos tradicionais daqui ou em comidas do mundo inteiro. Dentre as daqui posso citar:
  • Hakkebøf - basicamente hambúrgueres, mas que são feitos pra serem comidos no prato com algo mais.
  • Frikadeller - almôndegas de porco, e podem ser acompanhadas por várias coisas, como vegetais, batatas, picles, etc.
  • Flæskesteg - porco assado com crosta crocante, acompanhado por batatas cozidas e repolho-roxo (rødkål). O molho se chama brun sovs, e consiste do suco da carne engrossado com farinha e manteiga.
Hakkebøf
Frikadeller
Flæskesteg










Algo que também merece ser dito é como a alimentação aqui pode ser saudável: muitas famílias comem legumes como cenouras, ervilhas, brócolis e couve-flor nas refeições, pães feitos com farinha integral (além do já citado rugbrød), além da larga difusão de produtos orgânicos, inclusive com um controle rigoroso por parte do governo para garantir sua procedência. Esses produtos atendem pelo nome de "Økologisk", e estão presentes em praticamente qualquer categoria, e nem sempre por um preço muito mais alto.

Mas, como nenhuma culinária consiste só de pratos salgados e quentes, esses são alguns dos doces e sobremesas presentes aqui:

Rødgrød med fløde
Risalamande
Koldskål
  • Rødgrød med fløde - todo mundo aqui, pelo menos uma vez, pede pra estrangeiros pronunciarem o nome dessa sobremesa, e quase nunca dá certo de tão complicado que é; voltando ao que ela é, consiste num "mingau" de frutas vermelhas com creme e/ou leite.
  • Koldskål - pequenas bolachas amanteigadas numa tigela com leite acidificado. Parece estranho, e muitos dos outros intercambiários não gostam do leite, mas posso garantir que é um azedo bom! Normalmente ele é servido frio e comido no verão.
  • Risalamande - arroz doce, mas que não é feito com leite condensado (praticamente desconhecido por aqui), e sim cozinhado no leite acrescido de chantilly e amêndoas, e depois servido com uma calda de alguma fruta vermelha. Ele normalmente é servido no jantar da véspera de Natal.
Mais algumas:

Drømmekage
Wienerbrød
Æbleskiver

  • Drømmekage - bolo branco com cobertura feita de coco ralado, açúcar mascavo e manteiga pra juntar tudo; também há a versão de chocolate. Curiosidade: o nome significa "bolo do sonhos", um nome apropriado pra ele!
  • Æbleskiver - o nome significa "fatias de maçã", mas eles consistem em bolinhas de massa que são cozidas em uma frigideira especial, e depois comidos com açúcar de confeiteiro e geléia. São quase iguais a bolinhos de chuva, mas não são fritos e nem levam canela...
  • Wienerbrød - doce feito de massa folhada com bastante manteiga e recheada com geléia, creme ou chocolate, e quem já foi pros EUA e comeu um "danish" deve conhecer o que é! A diferença é que as daqui são autênticas ;)
Existem muitos outros fatos sobre a comida aqui, e vários outros pratos que, embora não sejam daqui, foram modificados pra agradar mais o gosto local! E enquanto escrevo lembro de algumas outras coisas que poderia colocar aqui, mas creio que o artigo ficaria muito longo se fizesse assim, então se alguém tiver curiosidade, sinta-se a vontade para me perguntar qualquer coisa :)

Kan alle have en god uge!
(Que todos tenham uma boa semana!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário