"O intercâmbio não é um ano na vida; é uma vida num ano"
"Exchange isn't a year in life. It is a life in a year"

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como funciona a escola

Hej, hvordan går det? (Oi, como vai?)

Hoje quero começar uma série de posts explicando mais ou menos como é a vida aqui para nós, intercambistas! Nesse post, quero falar um pouco sobre como é a escola aqui!

Estudo na cidade de Vejle, e minha escola se chama Rosborg Gymnasium og HF; já falei um pouco dela aqui, mas moro aqui há quase dois meses então já a conheço melhor ;)

Uma das salas de aula
Pra começar, ela é a terceira maior escola do seu tipo em todo o país, com 1323 alunos! Impressionante é pensar que esse número inclui somente pessoas que têm, no máximo, uns 5 anos de diferença! O prédio também é imenso: ele é dividido em 7 alas de salas de aula, com umas 11 salas cada uma, sendo que a 7ª é pra aulas de música e a 4ª pros laboratórios. Todas as semanas temos um evento chamado "Plenum", onde todo mundo vai para o refeitório; lá tem um palco onde são apresentadas informações importantes para os próximos dias, e ao final, há um pequeno show de música, em dinamarquês!

Refeitório
Minha classe é a 2.d, o que significa que estou no 2º ano, na classe de línguas! Entre as matérias que faço estão espanhol, inglês e dinamarquês, além de ciências sociais, psicologia, biologia e geografia natural. Na maioria das aulas eu tento fazer algo, mas quando não consigo tento ser útil pra alguma coisa!

A maioria das escolas aqui utiliza um sistema chamado Lectio, que é um site onde os estudantes podem ver que aulas eles vão ter, as tarefas, enviar mensagens entre eles, etc... Muito mais fácil (e avançado) do que ter que escrever tudo em algum lugar e depois se queixar de, por exemplo, não ter feito a tarefa por ter esquecido de anotá-la! Além disso, tudo é feito no computador, raramente os professores pedem pra se usar lápis, caneta e papel.

Alguns de nós!
Aqui somos 12 intercambistas: 8 do Rotary, 3 da AFS e uma da YFU. Não nos vemos muito dentro da escola, mas temos reuniões às quintas com nossos tutores pra resolver algumas dúvidas que possamos ter e pra nos encontrarmos também!

Por fim, pra chegar aqui, preciso pedalar até o ônibus e ficar meia hora nele até chegar aqui, e isso numa temperatura que nunca foi maior que 10º (até agora)! Pretendo fazer um post só pra explicar como são os transportes aqui, quando ele estiver pronto posto o link aqui!

Espero que tenha sido um bom começo pro que pretendo fazer aqui! Vi ses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário