"O intercâmbio não é um ano na vida; é uma vida num ano"
"Exchange isn't a year in life. It is a life in a year"

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Como funcionam os transportes

Hejsa!
O ônibus que normalmente pego

Hoje vou falar um pouco sobre como são os transportes aqui! Primeiro, falarei dos ônibus, depois dos trens, dos carros, bicicletas, e por fim, andar. No post anterior falei um pouco sobre a escola, e mencionei que sempre pego o ônibus para ir lá. Aqui os ônibus são de responsabilidade das empresas de transporte locais (trafikselskaber), e aqui ela é a Sydtrafik. Cada região tem uma diferente, e isso influencia na aparência dos ônibus, nas tarifas e em outras coisas. Existem três maneiras de pagar pelo transporte: comprando a passagem na hora, usando um Rejsekort, ou apresentando um Ungdomskort. Mas o que são eles?

O Rejsekort é um cartão pré-pago que pode ser usado no país inteiro, em ônibus e trem, e ele te dá um desconto sobre o bilhete normal, de acordo com o tipo de cartão que você tem.

O Ungdomskort (o que eu tenho) é um cartão que você paga umas 12 DKK (8 reais) por dia para poder viajar de graça e sem limites dentro de uma certa área. Ou seja, se quiser visitar um amigo que mora dentro dessa sua área, você pode ir pra lá de graça! E tem mais: pra ir pra qualquer outra zona no país inteiro, há um desconto de 50% :D
Zonas do Ungdomskort

Uma coisa boa sobre os ônibus aqui é que eles costumam não atrasar muito, e seguem religiosamente o trajeto; além disso, há um aplicativo chamado Rejseplanen, que contém dados de todos os ônibus e trens do país INTEIRO, ou seja, ele é literalmente um salvador quando você precisa voltar pra casa ou ir pra algum lugar!

Além dos ônibus, temos também os trens; há linhas férreas por todo o país e dá pra ir de qualquer cidade grande pra outra por ele sem problemas. Por todo o país existem cinco tipos de trem, sendo que a maioria é da DSB, principal empresa de transportes ferroviários e que antes era do governo. São eles:

  • InterCity, que é entre as maiores cidades e para em todas as estações no caminho;
  • InterCityLyn, que é igual ao primeiro mas para menos;
  • Regional, que é um pouco mais devagar, para mais e tem menos conforto no trem;
  • S-tog, que é o trem regional da região de Copenhague
  • Finalmente, os trens da Arriva, a outra operadora de trens

Mapa das rotas de trem da Dinamarca
Mas vale notar que, apesar do custo para se ter um carro aqui seja alto (a taxa de registro de um carro é de até 180% do seu valor e a gasolina custa R$6 por litro), muitas pessoas tem carros e os usam para viajar, ir ao trabalho, e até mesmo vir para a escola, pela conveniência que ele proporciona e para não terem que depender dos ônibus, trens e bicicletas. Por isso, muitas obras como a ponte do Vejlefjord por aqui foram construídas e ampliadas para poder comportar o cada vez maior tráfego de carros e caminhões que há por aqui.

Num país como a Dinamarca, feito de uma península e duas ilhas principais, pontes são muito importantes para manter o país conectado. Três das principais pontes são: acima, a ponte do Vejlefjord, a mais movimentada do país; abaixo à esquerda, a ponte do Lillebælt, interligando a Jutlândia (península) a Fyn (ilha do meio); à direita, a ponte do Storebælt, interligando Fyn a Sjælland (ilha onde fica Copenhague), e que é a ponte as maiores torres de sustentação fora da Ásia.
Não podemos deixar de citar também o papel das bicicletas! A Dinamarca, junto com os Países Baixos, são famosos por fazerem largo uso de bicicletas e a fazer a infraestrutura para o bom uso delas. Por aqui, muitas estradas movimentadas têm uma pista especial para bicicletas paralela à estrada principal, e praticamente todas as ruas principais nas cidades têm faixas exclusivas de bicicletas. Muitos a usam para ir ao trabalho ou à escola (eu por exemplo), e em Copenhague, quase metade dos trabalhadores a usam para ir ao trabalho, 45% pra ser mais exato.


A bicicleta que uso (com detalhe do outono)
Hora do rush em CPH















E por último mas não menos importante, aqui é muito comum andar para ir à lugares, não só para pequenas distâncias (menos de 1km). Tanto que toda cidade de médio a grande porte tem seu p
rincipal ponto de compras em uma rua de pedestres à céu aberto, ou gågade em dinamarquês. É lá ou nos seus arredores que muitas coisas acontece e onde é possível comprar muitos tipos de artigos, como comida (sempre há um supermercado), roupas, artigos de beleza, entre outros, e normalmente toda gågade tem um conjunto de lojas que estão presentes em todas as cidades, por coincidência ou porque elas realmente são o centro de compras da cidade!

Espero que tenha sido um artigo informativo sobre como as pessoas vão de um lugar ao outro por aqui :)

Vi ses!

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